Como o Fim da Isenção para Criptos Afeta Corretoras Nacionais?
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Nesta quinta-feira (12), o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória 1.303, que tem como objetivo principal diminuir a elevação das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo nota do Ministério da Fazenda (MF), o IOF em operações de crédito cairá de 0,95% para 0,38% e o de crédito do “risco sacado” não terá alíquota fixa – embora a diária tenha sido mantida a 0,0082%.
Enquanto o tributo teve sua carga reduzida, outros impostos foram elevados, afetando plataformas de apostas, instituições financeiras e investidores, inclusive os ativos virtuais, como criptomoedas e criptoativos. Entenda sobre o assunto.
Como é hoje e como ficará?
Nos moldes atuais, movimentações mensais de criptomoedas no valor de até R$ 35 mil são isentas do Imposto de Renda (IR). Valores superiores a isso variam entre 15% e 22,5%.
Com a MP, pessoas físicas, jurídicas isentas e optantes do Simples Nacional pagarão em cima do ganho líquido com moedas e ativos virtuais uma taxa de 17,5% de IR trimestralmente. A mudança vale, inclusive, para ativos mantidos em autocustódia – quando o investidor tem acesso direto às criptomoedas, sem intermediários –, operações de finanças descentralizadas (DeFi) e ativos digitais negociados em exchanges estrangeiras.
A nova regulamentação também afetará a compensação de prejuízos, que poderá ser feita no máximo nos cinco trimestres seguintes, contanto que o lucro venha de um criptoativo. As novas regras começam a valer a partir de 1º de janeiro de 2026.
A repercussão
Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Tokenizadoras de Ativos e Blockchain (ABToken) disse que monitora os desdobramentos da MP. “Estamos atentos aos prazos para eventuais manifestações em defesa do mercado, mitigando possíveis impactos negativos para o setor”, afirmou.
Para Paulo Camargo, CIO da Underblock, a mudança afeta especialmente o pequeno investidor, que se beneficiava da isenção quando usava os serviços das corretoras nacionais. “A questão é que as do Brasil serão fiscalizadas, enquanto será muito mais difícil fazer o mesmo com as internacionais”, aponta.
Apesar disso, Camargo acredita que a MP deverá ser alterada no Congresso. “Essas regras prejudicam o mercado nacional de criptomoedas, especialmente as exchanges e as corretoras que têm operação local”, afirma. O Congresso Nacional tem um prazo de 120 dias para analisar a MP que, uma vez aprovada, passa a vigorar como lei.
Questionado pela Forbes Brasil, o Mercado Bitcoin (MB) diz que lamenta as decisões tomadas pelo Governo. “Foram precipitadas, sem diálogo com o setor e sem embasamento técnico, gerando inclusive dúvidas quanto à sua legalidade”, declarou a empresa. Assim como o CIO da Underblock, o MB entende que a medida penaliza os investidores. “Ela enfraquece a competitividade e limita o potencial de desenvolvimento sustentável do país”.
O post Como o Fim da Isenção para Criptos Afeta Corretoras Nacionais? apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Como #Fim #Isenção #para #Criptos #Afeta #Corretoras #Nacionais
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Como o Fim da Isenção para Criptos Afeta Corretoras Nacionais?
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças